Coren Informa

O Coren Informa é um boletim de áudio do Conselho de Enfermagem do Paraná. Produzido semanalmente em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), ele é distribuído na Rede Aerp de Notícias e disponibilizado para mais de 350 emissoras de rádio do Estado.

Os boletins são apresentados pela jornalista Priscila Paganotto que, por meio de entrevistas com profissionais da enfermagem, destaca a função do profissional da enfermagem ao mesmo tempo em que aborda assuntos da área de saúde que são de interesse da sociedade e estão em destaque no momento. Confira abaixo as últimas edições:

Último episódio

Se identificado ainda em suas fases iniciais, o câncer de mama tem mais chances de ser curado. Por isso, é importante ficar sempre atenta aos sinais que o corpo pode dar. A Enfermeira Paula Rocha Silva aproveita o Outubro Rosa para dar dicas sobre como desconfiar da doença.

Episódios Anteriores

O 3º sábado do mês de outubro passou a ser reconhecido, oficialmente, como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A intenção da data é estimular a participação da sociedade, dos profissionais e dos gestores da área da saúde em iniciativas que contribuam para a sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento a essa infecção sexualmente transmissível. Esse é o tema abordado pela Enfermeira Lilian Marchiorato.

A Campanha Nacional de Multivacinação já começou e vai até o dia 30 de outubro. O objetivo é atualizar a Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos de idade. A Enfermeira Vera Rita da Maia dá as orientações.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial criada para para alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de mama. A Enfermeira Rejane Teixeira Tabuti fala sobre o mês e dá orientações para identificar precocemente e, até mesmo, prevenir a doença.

O banho humanizado em recém-nascidos funciona como uma transição do útero para a nova vida fora da barriga da mãe. Ele também ajuda a aliviar cólicas e aumentar o vínculo entre o filho e os pais. Esse é o tema abordado pela enfermeira Karin Godarth esta semana.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, no Paraná. A data foi antecipada em uma semana e, diferente dos outros estados do país, não vai começar apenas no dia 5 de outubro. Sobre isso fala a Enfermeira Vera Rita da Maia.

A Enfermeira Amanda de Paula Boni Navarro aproveita o momento de pandemia em que muitas pessoas passaram a trabalhar de maneira remota, trocando o ambiente empresarial pela própria casa, para falar sobre os benefícios e também sobre os malefícios que essa modalidade pode trazer tanto para a saúde física como para a saúde mental.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No momento em que toda sociedade sofre com a ansiedade de enfrentar uma pandemia, abordar o tema se tornou ainda mais necessário. É sobre isso que a Enfermeira Hellem Tchaikovski fala esta semana.

Mais episódios...

Clique aqui para ter acesso às edições anteriores do Coren Informa

Postado em Uncategorised