Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Nota Oficial: caso de agressão à técnica de Enfermagem de SJP


27.08.2025

NOTA OFICIAL

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná manifesta total repúdio ao ato de violência praticado contra uma técnica de Enfermagem e uma médica em uma Unidade de Pronto Atendimento de São José dos Pinhais.

O Coren PR expressa solidariedade às profissionais vítimas da agressão e informa que a presidente, Ethelly Feitosa, já entrou em contato com a técnica de Enfermagem e a coordenadora da UPA para prestar apoio e orientação. Além disso, o conselho está adotando as medidas cabíveis com o objetivo de garantir que situações como essa não fiquem impunes.

Atos de violência são inaceitáveis e devem ser combatidos com o rigor da lei. Conforme estabelece o Decreto-Lei nº 2.848/1940, o crime de lesão corporal é passível de pena de detenção de três meses a um ano, e o crime de ameaça, de detenção de um a seis meses ou multa. É fundamental que a legislação seja aplicada para coibir e punir práticas que atentam contra aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado da população.

É importante destacar que a violência contra enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes tem sido pauta prioritária do Coren PR. No último ano, o conselho lançou campanha contra o aumento de agressões sofridas pela categoria e tem realizado um levantamento de casos em todo o estado, com o objetivo de fortalecer ações junto às autoridades competentes em defesa da segurança dos profissionais, para que possam desempenhar suas funções sem risco à integridade física e emocional.

Agressões contra a Enfermagem representam um ataque direto à saúde pública e à vida. O Coren PR reafirma seu compromisso com a defesa da categoria e reforça que não aceitará que a violência se normalize contra aqueles que estão na linha de frente do cuidado. Respeitar e proteger os profissionais da saúde não é apenas um dever legal, mas um compromisso ético e social de toda a população.

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO PARANÁ.

Fonte: Ascom Coren PR