Coren-PR tem semana de participações nos atos à Semana da Enfermagem


29.05.2024

Na última segunda-feira (27/05), o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) esteve representado por sua Presidente Dra. Ethelly Feitosa em dois eventos em prol da Semana da Enfermagem 2024.
Pela manhã, a Presidente esteve no campus da Universidade Federal do Paraná participando do Jubileu do Curso de Enfermagem da instituição. Lá, pôde relembrar o início de sua trajetória na enfermagem há mais de 20 anos atrás, quando iniciou seus estudos.
Criado por meio da Resolução nº 04, de 27 de maio de 1974, do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFPR, o Curso de Enfermagem da UFPR é o 8º melhor curso no Brasil e o 1ª melhor curso no Paraná. A graduação do curso é o alicerce da criação dos Programas de Pós-Graduação (PPG). Atualmente, conta com dois programas: o PPG Enfermagem e o PPG Prática do Cuidado em Saúde, que oferecem mestrado e doutorado acadêmico e profissional, respectivamente. Dentre tantas conquistas e avanços, o curso ainda possui uma revista científica denominada Cogitare Enfermagem com forte impacto para publicações nacionais e internacionais no âmbito da saúde. Durante a trajetória do curso houve uma contribuição conjunta de docentes, técnicos-administrativos, discentes e egressos, todos são parte fundamental dessa construção histórica.
No mesmo dia, a Presidente Dra. Ethelly também esteve presente na Sessão Solene em Alusão à Semana da Enfermagem, proposta pela deputada estadual Márcia Huçulak, onde ela e outros profissionais de enfermagem receberam uma menção honrosa pelos serviços prestados à comunidade. A sessão reconheceu o trabalho heroico destes profissionais, encorajando-os a continuar na luta por seus direitos, e em uma forma de gratidão ao que o contingente representa para a saúde brasileira.
A sessão aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, e foi transmitida ao vivo através da Tv Assembleia. Na ocasião a Presidente do Coren-PR, Dra. Ethelly, foi entrevistada e ressaltou a importância do profissional de enfermagem na linha frente da saúde, relembrando os momentos marcados pela pandemia da Covid 19, onde a enfermagem atuou com bravura, e os problemas atuais com o surto da dengue.