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Apresentação do Diploma/Certificado – Primeira Inscrição com Declaração


Conforme a Resolução Cofen nº 769/2024, os profissionais que obtiveram a primeira inscrição definitiva mediante declaração de conclusão ou colação de grau terão o prazo de 1 (um) ano para apresentar o diploma (Enfermeiro e Técnico de Enfermagem) ou certificado (Auxiliar de Enfermagem) original.

O profissional deverá comparecer presencialmente a um dos locais de atendimento. Para realizar seu agendamento, clique aqui.

Após a entrega do documento, será emitida a Carteira de Identidade Profissional com validade de 10 anos.

Importante: O não cumprimento desse prazo implicará na suspensão automática da inscrição, e o profissional ficará impedido de exercer legalmente a profissão. A inscrição suspensa não isenta o pagamento de anuidades até a regularização.

Documentos necessários

  • Diploma (Enfermeiro(a), Técnico(a) de Enfermagem) ou Certificado (Auxiliar de Enfermagem) – original;
  • Carteira de Identidade Profissional do Coren-PR – original;
  • Documento de identificação oficial com foto – original;
  • Comprovante de residência recente (até 6 meses), contendo: rua, número, complemento, bairro, CEP, município e estado;
  • 1 foto 3×4 (recente, colorida, fundo branco, sem data) – somente para atendimentos presenciais em Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e demais cidades atendidas pelo Coren Itinerant;
  • Em caso de alteração de dados (nome, estado civil etc.), é necessário apresentar o documento comprobatório da mudança.

Validade da Carteira e Prorrogação

Se a carteira estiver vencida, não será possível prorrogar. Nesse caso, será emitida nova carteira apenas mediante a apresentação do diploma/certificado.

Caso a carteira esteja dentro do prazo de validade, o profissional poderá solicitar a prorrogação da validade presencialmente, mesmo sem o diploma.