Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Nota oficial de solidariedade às profissionais agredidas durante atendimento no HUOP


21.11.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná manifesta solidariedade à enfermeira e à residente de medicina que foram vítimas de um episódio de agressão durante um atendimento no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e reafirma seu total repúdio a este e qualquer outro ato de hostilidade contra profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado da população. Neste momento difícil, o Coren PR se coloca ao lado das profissionais, oferecendo apoio e reiterando que nenhuma forma de violência pode ser normalizada nos serviços de saúde.

Agressões contra trabalhadores da saúde representam uma grave violação de direitos e precisam ser tratadas com seriedade. A legislação brasileira prevê responsabilização para condutas como lesão corporal e ameaça, que podem resultar em detenção ou multa. A correta aplicação da lei é essencial para desencorajar episódios desse tipo e proteger aqueles que atuam diretamente na defesa da vida.

A segurança da Enfermagem tem sido uma pauta central do Coren PR. Nos últimos meses, o Conselho intensificou ações de enfrentamento à violência contra a categoria, incluindo uma campanha estadual de conscientização e o mapeamento de ocorrências em diferentes regiões do estado. Esses esforços buscam fortalecer o diálogo com autoridades e contribuir para ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos.

O Coren Paraná permanece à disposição das profissionais vítimas e reforça seu compromisso permanente com a defesa da integridade física e emocional da categoria e reafirma que qualquer ato de violência deve ser firmemente combatido.

Fonte: Ascom Coren PR