Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren PR publica parecer sobre atuação da equipe de Enfermagem em serviços de radiologia

Documento trata de forma específica da desinfecção de equipamentos e da atuação simultânea a atividades em outros setores

18.11.2025

O Conselho Regional de Enfermagem publicou o Parecer Técnico 49/25, que trata da atuação da equipe de Enfermagem em serviços de radiologia, especificamente na desinfecção de equipamentos e em serviços de diagnóstico de imagem de forma simultânea a atividade em outros setores. O documento conclui que tanto a desinfecção de equipamentos de uso assistencial quanto a organização das atividades no setor de imagem são atribuições da equipe de Enfermagem, devendo sempre observar a legislação, os protocolos assistenciais e os princípios de segurança do paciente.

O parecer, realizado pela Câmara Técnica de Pareceres Técnicos do Coren PR, destaca que a expansão tecnológica da radiologia ampliou a necessidade de cuidados seguros e especializados, levando ao reconhecimento da “Enfermagem em Diagnóstico por Imagem” como área específica pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A literatura, ainda, demonstra que a categoria exerce papel essencial na gestão da qualidade, na redução de riscos, no atendimento seguro e no preparo do paciente para exames como ressonância, tomografia e ultrassonografia, atuando em processos educativos, administração de contrastes, checagem de contraindicações e apoio a procedimentos.

Desta forma, com base na legislação profissional e em normativos do Sistema Cofen/Corens, o parecer reforça que cabe ao enfermeiro o planejamento, a supervisão e a avaliação das atividades de Enfermagem, enquanto técnicos e auxiliares executam ações complementares supervisionadas.

Quanto à desinfecção de equipamentos, o documento conclui que é responsabilidade da Enfermagem higienizar materiais relacionados ao cuidado direto ao paciente, inclusive os equipamentos radiológicos utilizados na assistência, conforme recomendações de biossegurança e controle de infecções. No entanto, equipamentos não relacionados ao cuidado não são de responsabilidade da equipe de Enfermagem, devendo a instituição definir procedimentos internos para esse fim.

O parecer enfatiza ainda a importância do dimensionamento adequado da equipe, conforme o Parecer Normativo Cofen nº 01/2024, ressaltando que a falta de profissionais compromete a segurança e aumenta riscos de eventos adversos. A presença mínima de um enfermeiro no serviço de diagnóstico por imagem é obrigatória, e o dimensionamento deve considerar carga assistencial, características do serviço e perfil dos pacientes.  Neste sentido, a atuação do técnico de Enfermagem em diferentes salas é possível desde que dentro do mesmo setor, respeitando os critérios de segurança, carga horária, complexidade e planejamento estabelecidos pelo enfermeiro responsável.

Fonte: Ascom Coren PR