Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren PR dá início à Conferência Estadual de Atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

Conferência marca a última fase de revisão do documento pela categoria paranaense, antes da conferência nacional

09.10.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR) deu início, nesta quinta-feira (9/10) à Conferência Estadual para Atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). Realizada em Curitiba e com a participação de profissionais de todo o estado, esta etapa é a última fase antes de revisão do documento pela categoria paranaense, antes da conferência nacional.

O evento acontece no Santa Cruz Centro Universitário e vai até esta sexta-feira, dia 10. Durante este primeiro dia, os participantes estão discutindo e deliberando todas as contribuições que já foram realizadas pela categoria durante os encontros virtuais realizados pelo Coren PR neste ano. Já amanhã, os delegados irão votar os artigos do código e consolidar as possíveis sugestões de mudanças pelo Paraná.

“Ao revisar o Código de Ética, estamos alinhando os valores da Enfermagem às transformações da nossa prática, com as novas demandas sociais e, principalmente, com a realidade vivida por todos nós nos diferentes serviços de saúde”, destacou Ethelly Feitosa, presidente do Coren, durante a abertura dos trabalhos na manhã desta quinta-feira.

“Esta conferência é a consolidação de todo o trabalho construído nas etapas macrorregionais, quando vocês, profissionais de diferentes regiões do nosso estado, contribuíram com reflexões, experiências e propostas”, acrescentou.

Etapa de revisão estadual e macrorregional – O trabalho de atualização do Código de Ética no Paraná teve início pelo Coren PR em 2024, quando foram realizadas consultas públicas. Já em 2025, ao longo dos meses de julho e agosto, profissionais e estudantes de todas as macrorregiões de saúde do estado participaram de encontros on-line, contribuindo com propostas para atualização do documento, responsável por nortear a prática da profissão.

O processo foi marcado pela ampla participação da categoria, que apresentou sugestões e discutiu temas relacionados às demandas atuais da Enfermagem. As reuniões tiveram como foco a construção coletiva, reforçando o compromisso do Conselho com a valorização do exercício profissional.

Em todas as fases de revisão, o Coren PR buscou proporcionar e incentivar o engajamento da categoria, promovendo diversos espaços para que enfermeiros, técnicos, auxiliares, obstetrizes e estudantes paranaenses dessem suas opiniões e contribuíssem com o fortalecimento da profissão neste importante. momento

“Estamos tendo uma conferência rica em troca de ideias entre profissionais e estudantes, com amplo diálogo e reflexões coletivas com o objetivo de fortalecer a nossa categoria. O Código de Ética norteia toda a atuação profissional e essa atualização é de extrema importância pois adequa ainda mais esse instrumento à realidade atual da prática profissional da Enfermagem”, frisou Elizabeth Cunha, coordenadora da Comissão Estadual de Revisão do Código.

Fonte: Ascom Coren PR