Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Implantação do Sistema Eletrônico de Informações trouxe impactos positivos nos processos de trabalho do Coren PR


26.02.2025

No final de 2024, o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR) realizou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações. A iniciativa faz parte da digitalização dos processos de trabalho dentro do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e representa um avanço na otimização e na simplificação de processos e documentos, permitindo que as atividades sejam realizadas com maior celeridade e controle.

Mesmo com três meses de implantação, os resultados já se mostram expressivos. A redução de impressões foi de 49%, o que impacta diretamente na economia do uso de papel.

O Coren PR foi um dos primeiros Conselhos Regionais a adotar o SEI. A implementação foi realizada pela equipe do Cofen responsável pela ferramenta, composta pela coordenadora Denise Prado e pelos membros Israel Costa e Denilson Alves. Durante uma semana, o grupo realizou palestras de capacitação e forneceu orientações específicas sobre o uso do sistema para cada setor do regional.

Em termos de resolutividade, o tempo de resposta às demandas ficou menor, tornando as rotinas de trabalho mais ágeis. Outra melhoria observada está relacionada ao espaço físico. Com o arquivamento dos processos em papel, foi liberado mais espaço nas estações de trabalho.

No momento, Coren PR possui mais de três mil processos no SEI. A expectativa é de que esse número aumente gradativamente, uma vez que ainda existem processos físicos que serão convertidos para o sistema.

Os processos fiscalizatórios também foram impactados positivamente. A chegada do SEI proporcionou o aumento da agilidade na análise de processos administrativos. Os recursos de organização e localização de documentos disponibilizados pelo sistema trouxeram maior agilidade nas tramitações e na finalização de demandas.

As mudanças também foram observadas pelos setores de Atendimento e de  Inscrição, Registro e Cadastro, especialmente na facilidade de controle e no acompanhamento das demandas dos inscritos, melhorando a capacidade de resposta. Ainda, a chegada do SEI trouxe mais segurança sobre as informações da categoria, assegurando integridade e maior confidencialidade das informações.

“O Coren Paraná tem vivenciado importantes avanços desde a chegada do SEI. Estamos sempre empenhados em trazer inovações importantes para o conselho, focando sempre em garantir que cada enfermeiro, técnico, auxiliar e obstetriz paranaense tenha sua demanda atendida com eficiência e rapidez”, frisa Ethelly Feitosa, presidente do Coren PR.

Fonte: Ascom Coren PR