Coren/PR participa de encontro com profissionais de enfermagem de Nova Tebas

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Simone Peruzzo, participou nestas terça e quarta-feira (30 e 31/07) de dois encontros com profissionais de enfermagem de Nova Tebas, município da região norte central do Paraná. Acompanhada pela presidente da ABEn-PR e coordenadora do projeto Coren Atualiza, Denise Kletenberg, e pela enfermeira Camilla Cristaldi, do projeto Fluir, a equipe do Coren/PR foi recebida pelo prefeito de Nova Tebas, enfermeiro Clodoaldo Fernandes e autoridades locais.

“É muito gratificante participar de um encontro que reúne os profissionais de enfermagem de toda região para rever protocolos e atualizar conhecimentos. Isso só se consegue com o compromisso da gestão municipal. Nova Tebas está de parabéns pela inovação nos processos de trabalho e pelo compromisso com a qualidade no atendimento de sua população”, disse a presidente Simone Peruzzo.

Para o prefeito de Nova Tebas os dois dias do evento foram de grande aprendizado e valorização da enfermagem. “O Coren/PR trouxe conteúdos impactantes para a rotina de nossos profissionais. Esse é o Conselho que queremos representado a categoria, que contribui para o aperfeiçoamento de cada profissional, preparando as equipes de enfermagem para as necessidades da população”, disse Clodoaldo.

No primeiro dia, cerca de 80 profissionais, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros da cidade e da região, participaram do Encontro da Enfermagem. Foi a oportunidade para que a presidente do Coren/PR fizesse a prestação de contas de sua gestão à frente do Conselho e falasse sobre Processos Éticos. À tarde, a presidente da ABEn-PR, Denise Kletemberg, abordou a valorização do profissional de Enfermagem e os Registros de Enfermagem.

OFICINA – No segundo dia foi a vez da Oficina de Incontinências, dirigida a enfermeiros e estudantes de graduação, que reuniu mais de 40 pessoas da região. O curso, ministrado por Camilla Cristaldi e Denise Kletemberg, abordou a consulta de enfermagem que instrumentaliza o atendimento do enfermeiro nas incontinências femininas.

A incontinência urinária (perda involuntária de urina) atinge até 69% da população e é uma das síndromes mais comuns entre o público feminino. As técnicas oferecidas neste curso, possibilitam, muitas vezes, resolver o problema sem a utilização de cirurgias. A oficina oferecida em Nova Tebas faz parte do projeto Coren Atualiza e também será levada a Londrina, Curitiba, Cascavel e Maringá.

“Atendemos pacientes com incontinência urinária no SUS e percebemos que muitos passam longos anos na fila de atendimento, deixando de fazer coisas importantes da vida cotidiana. Por isso fazemos palestras em locais estratégicos como igrejas, escolas e associações, além de iniciar parcerias para capacitar os profissionais da enfermagem como multiplicadores destas técnicas. Com estas oficinas em parceria com o Coren/PR, vamos multiplicar o número de profissionais que podem prevenir e tratar incontinências com maior rapidez e eficiência”, diz Camilla.

PROTOCOLOS – A equipe de enfermagem de Nova Tebas aproveitou a oportunidade para entregar ao Coren/PR as minutas de protocolos de enfermagem desenvolvidas no município para o atendimento de Diabetes, Hipertensão e Doenças Cardiovasculares. Os documentos serão analisados pelo Grupo de Trabalho de Protocolos do Conselho para contribuições às equipes. A primeira etapa desse trabalho já interferiu na rotina nas Unidades Básicas de Saúde de Nova Tebas, onde os enfermeiros têm feito a consulta de enfermagem de pessoas diabéticas para prevenir lesões do pé diabético, uma sequela comum nos portadores.

Para a secretária de Saúde de Nova Tebas, Márcia Regina Rossi, a oficina foi bem aceita e já há pedido de continuidade à capacitação. “Posso dizer que foi um momento único, de grande valia, muito aprendizado e desenvolvimento profissional. E isso eu posso garantir quando os enfermeiros do município me procuraram para agradecer a oportunidade de ter participado desta oficina e solicitaram inclusive que tenha continuidade com aulas práticas”, revelou.

Márcia disse ainda que a aproximação dos profissionais com o Coren/PR possibilitou a revisão do conceito que tinham sobre o Conselho. “Neste encontro, percebeu-se que temos com o Coren uma grande parceria pra fazer dos profissionais de enfermagem cada vez mais importantes, imprescindíveis e insubstituíveis na saúde pública”, finalizou.

Copyright © 2015 Coren/PR. Todos os direitos reservados.